O Android é sim baseado em Linux, mas não é baseado no tipo de sistema Linux, que você pode estar usando agora no seu PC. Você não pode executar aplicativos Android em distribuições de Linux típicas e você não pode executar os programas de Linux que você está familiarizado com Android. Linux torna-se parte central do Android, mas o Google ainda não adicionou todos os software típico e bibliotecas que você encontraria em uma distribuição de Linux como o Ubuntu. Isso faz toda a diferença.
Embora seja sempre baseadas no mesmo kernel, aplicativos nativos para Android não são suportados por distribuições “normais”, a menos claro, que você use alguns projetos dedicados tais como o ARC Welder, uma ferramenta que é baseada no Google Chrome.
Rodando apps #Instagram #Twitter e #LibreOffice Viewer para Android via #ARCWelder no #Linux pic.twitter.com/lxHgqcQAJc
— Ðieɠ☕ ßoot (@diegoboot) April 18, 2015
╏ O que é Shashlik?
O objetivo do Shashlik é fornecer uma maneira para executar aplicações Android em um desktop Linux tão facilmente e simplesmente quanto possível.
╏ Olhando mais de perto
A maneira mais fácil de executar um app Android corretamente é simplesmente executando o Android. Como ele tem base no linux isso pode aninhar com planos do projeto. ele roda a API OpenGL e os gráficos são renderizados no host garantindo rápido desempenho.
O Shashlik proporciona experiência incrivelmente despojada executada diretamente no aplicativo carregado, mas devido a limitações do gerenciamento de atividades de execução e daemons ainda não foram atingiram os propósitos para que funcionem corretamente em todas as distribuições.
╏ Mais informações
Para resolver essa limitação, foi desenvolvido pela Comunidade KDE e apresentado recentemente, um projeto de código aberto chamado Shashlik, com o foco em levar os app do Android para o Linux. A ideia do projeto Shashlik é permitir que os usuários que usam Ubuntu, Fedora ou outra distribuição possam executar e usar seus apps Android favoritos, como um software regular para PC.
O trabalho dos desenvolvedores do KDE consistirá em construir um ambiente simulado do Android que permitirá aos usuários executar qualquer tipo de apps Android em um sistema operacional Linux. O projeto ainda está em sua fase inicial e já está disponível no GitHub, podendo ser acessado através deste link.
Atualmente, pouco se sabe do Shashlik, a apresentação oficial do novo projeto com todas as características e funcionalidades está agendada para domingo, no dia 26 de Julho, durante o evento KDE Akademy, em Corunha, na Espanha.
Por causa da falta de informações, ainda não está claro como os desenvolvedores farão para conseguir seu objetivo e lidar com todos os problemas que vêm junto com uma tarefa tão difícil, especialmente quando se trata de licenças e todas as outras coisas. Até lá, fica uma pergunta no ar: será que o pessoal do KDE conseguirá realmente levar os apps do Android para as distribuições Linux?
╏ Como instalar um aplicativo?
Antes de mais nada você via precisar do APK do App que você deseja instalar, então divirta-se, na internet tem vários sites que você pode baixar APK, como o APK Mirror por exemplo. Depois de ter instalado o Shashlik você vai poder instalar a aplicação pelo terminal ou pela interface gráfica do KDE Plasma 5. No Konsole (terminal) do Plasma você vai navegar até a pasta onde você baixou o APK que deseja testar e rodará o seguinte comando:
opt/shashlik/bin/shashlik-install nome_do_app.apk
Onde nome_do_app.apk deverá ser substituído pelo nome do App que você baixo, parece que já dá pra jogar Flappy Bird numa boa, olha só:
Clik here to view.

Um fato interessante sobre o Shashlik é a integração com o sistema operacional que ele proporciona, como você viu no vídeo, ele consegue extrair o ícone do APK e criar uma entrada no menu que proporciona uma execução sem complicação, semelhante a qualquer outro programa instalado convencionalmente, todo o processamento fica por trás da interface, o único “problema” até então é que instalar os Apps ainda pode ser um pouco confuso para iniciantes, por conta dos comandos e coisas do tipo, mas como ele está ainda em desenvolvimento é natural supor que no futuro haverá uma espécie de “instalador de APKs” que facilite as coisas, tal como é com o gdebi hoje em dia.
O post Shashlik: Aplicativos Android no Linux apareceu primeiro em Android Mais.